Elizabeth buscará apoio de Ratinho para manter voos da Azul em PG
Azul pretende interromper voos entre Ponta Grossa e Campinas a partir de março
Publicado: 05/02/2025, 08:24
![A Azul iniciou suas operações em Ponta Grossa no dia 13 de outubro de 2016](https://cdn.arede.info/img/cover/550000/1000x500/Azulpng_00557757_0_202502050824.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.arede.info%2Fimg%2Fcover%2F550000%2FAzulpng_00557757_0_202502050824.png%3Fxid%3D1940755%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1738767042&xid=1940755)
Imediatamente após ser informada que a Azul Linhas Aéreas pretende interromper os voos entre Ponta Grossa e Campinas (SP), a partir de março, a prefeita Elizabeth Schmidt garantiu que buscará o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior, para impedir a suspensão das operações.
A prefeita de Ponta Grossa assegura que o município tomará todas as medidas para que a decisão da Azul seja revista. “Recebo informação que a Azul vai cancelar as operações em Ponta Grossa. Vamos lutar contra os que torcem contra a cidade. Vamos com a Acipg [Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa] ao governador Ratinho Junior. Já pedi audiência urgente. O VoeParaná não pode acabar!”, postou a prefeita, nessa terça-feira (04).
A presidente da Acipg, Giórgia Bin Bocheneck, disse que a entidade convocou diversas instituições para impedir o cancelamento de operações. Entre as entidades acionadas estão o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG); Sindicato Rural; Sindilojas; Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa (NDI); e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Para ela, a decisão da companhia aérea é um "retrocesso". “A cidade não pode parar de crescer, de se desenvolver. Temos que lutar”, ressaltou a presidente, que também pedirá a reunião com o governador.
Turismo repudia decisão e pede que Azul reavalie
O Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, entidade representativa do turismo de negócios e eventos dos Campos Gerais, também manifestou repúdio à decisão da Azul.
"Ponta Grossa é destaque no Paraná pelo seu potencial para o turismo e eventos e a decisão da empresa prejudica o setor, além de extinguir uma importante porta de entrada de visitantes para o destino, o que impacta em milhões de reais em toda a região dos Campos Gerais. Por fim, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau pede à Azul que reavalie a decisão e opte por continuar operando em Ponta Grossa, estando a instituição aberta ao diálogo com a empresa para encontrar a melhor maneira de viabilizar a operação na cidade", diz a nota.
O Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais também se manifestou. "Hoje, a principal cidade da região dos Campos Gerais é destaque em diversos setores da economia no Paraná, incluindo o turismo, e muitos aqui utilizam os voos da Azul. Pontuamos que a decisão da companhia área prejudicará diversos setores da economia regional, principalmente o hoteleiro, que deixará de receber visitantes na cidade, já que uma porta de acesso será fechada. Com isso, o Sindicato pede que a Azul reavalie sua decisão e opte por continuar os voos na cidade, além de se mostrar disponível para diálogos com a empresa, a fim de ajudar a manter a operação local", afiram o sindicato.
Azul suspenderá as operações a partir de 10 de março
A Azul comunicou sua decisão para a Prefeitura de Ponta Grossa nessa terça-feira (04). O anúncio aconteceu após uma série de suspensões de voos anunciados pela companhia aérea pelo Brasil. A empresa continuará operando neste mês de fevereiro e suspenderá as operações a partir de 10 março.
A Azul confirmou ao Portal aRede que a empresa “reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda” e que a suspensão ocorre “devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota”. LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA.
No site da Azul é possível comprar passagens entre Ponta Grossa e Campinas somente até março.
Em fevereiro, a frequência é de cinco voos semanais (de segunda a sábado), a qual será reduzida para três voos semanais em março (terças, quintas e sábado), até a suspensão, no dia 10, quando a operação será encerrada na cidade.
História - A Azul iniciou suas operações em Ponta Grossa no dia 13 de outubro de 2016, sempre fazendo a rota entre o aeroporto Sant’Ana (PGZ) e o de Viracopos, em Campinas. As operações só foram suspensas em Ponta Grossa no período da pandemia do Coronavírus, em 2020, retomados em dezembro de 2021 – e que agora serão encerrados em 10 de janeiro de 2025. Ainda em 2020, Ponta Grossa teve voos regulares da VoePass, para Congonhas (São Paulo) e Foz do Iguaçu.